só 8 segundinhos...

Notícias

Aqui compartilhamos nossas melhores histórias

Visita à Ilha de Marajó

Instituto Beraca em campo

A equipe do Instituto Beraca foi até a Ilha de Marajó visitar pequenos grupos de produtores. A viagem marcou o início de uma série de visitas que estão sendo realizadas para o reconhecimento do território, com o objetivo de identificar possíveis fornecedores de matérias primas para a Beraca.

Foi realizada também a aplicação do planejamento participativo, estratégia muito eficaz no direcionamento de recursos de doadores ou de repartições de benefícios para temas relevantes para a comunidade. É possível através deste planejamento considerar questões que vão além da geração de renda, no intuito de estruturar as comunidades de maneira mais eficiente.

Em Marajó, onde foram reunidos vários líderes comunitários em uma oficina, foi utilizado o método de visualização móvel para construir uma árvore de problemas da comunidade. Nesta, foi sinalizado que os resíduos sólidos representam um problema prioritário a ser resolvido. A partir de observações como esta, o Instituto Beraca pode direcionar verbas de um doador específico que atenda tal demanda. Desta maneira, se constrói um banco de dados com detalhes de cada grupo para solucionar de forma prática cada um dos problemas.