só 8 segundinhos...

Quem Somos

O que nos compõe é a nossa história

Governança corporativa e transparência

O Instituto Beraca inicia seus trabalhos no ano de 2016, com um Conselho Deliberativo composto principalmente por sócios e funcionários da Beraca e pretende, até o final de 2017, ampliar tanto número e a diversidade de seu Conselho para fortalecê-lo, quanto o rol de parceiros que atuem pela sua missão. Ainda que composto por pessoas ligadas à holding do Grupo Sabará, os conselheiros são de diversas áreas de formação: administração, sustentabilidade e relações internacionais.

O Conselho Deliberativo se reúne duas vezes ao ano para realizar o planejamento estratégico do Instituto e para a prestação de contas, acompanhado pelo Conselho Fiscal. Há um Comitê Executivo do Conselho Deliberativo, composto pelo CEO da Beraca, Daniel Sabará, e o Gerente de Sustentabilidade da Beraca, Thiago Terada, que se reúne regularmente com a gestora executiva do Instituto Beraca. Durante todo o processo, o Conselho Deliberativo se mantém informado das ações do Instituto através de nossos meios de comunicação - website, Facebook e Instagram, e-mails e reuniões informais com os conselheiros.

A comunicação do Instituto Beraca com stakeholders tem como seu marco zero o lançamento do seu website e paginas nas redes sociais, em de Abril de 2017. É uma instituição pequena e aberta, que acolhe demandas de informações de qualquer ator social (via e-mail ou telefone), e se presta a dar resposta na medida da sua capacidade de recursos humanos. As contas do Instituto Beraca estão sempre à disposição para consulta de interessados.

É comum haver questionamento sobre conflitos de interesse entre a atuação da Beraca e do Instituto Beraca nos territórios. O Instituto Beraca acredita que a parceria com a empresa Beraca é positiva, uma vez alavanca o potencial do Instituto de fomentar cadeias produtivas que envolvem comunidades tradicionais em biomas ameaçados. Acreditamos que a forma de mantermos a floresta de pé é gerar renda a partir da exploração de produtos florestais não madeireiros, e a parceria com a Beraca permite projetos de geração de renda com compra garantida. No entanto, a relação de parceria comercial é negociada à parte, e as comunidades sempre têm a opção de vender ou não seus produtos para a Beraca.

Antropóloga e Mestre em Desenvolvimento pela London School of Economics, Deborah trabalha com desenvolvimento comunitário há duas décadas, tendo vivido no Nordeste do Brasil e atuado na Amazônia por muitos anos. É especialista em planejamento participativo e desenvolvimento local, com foco em geração de renda e sustentabilidade, inclusive com povos tradicionais. Tem também ampla experiência com avaliação de impacto social e responsabilidade social corporativa. Trabalhou em agências internacionais (ONU/Banco Mundial), no setor privado e em organizações não-governamentais.

Presidente:Ulisses Matiolli Sabará
Vice Presidente:Daniel Nose Sabará
Diretor Financeiro:Wellington Santos Rodgério
Conselho Fiscal
Junior Pereira Ramos, Fabio Licastro, Ronison Martins Porto
Suplência do Conselho Fiscal
Ana Maria Rédua Giamarino, Daniela Aparecida Diamente Bierast, José Roberto do Nascimento


Conheça nosso ponto de vista

A missão do Instituto Beraca é sonhar transformação social conjuntamente com comunidades vulneráveis e, através do acesso a mercados diferenciados, ativar economias locais sustentáveis que garantam a preservação e restauração do meio ambiente, a continuidade da diversidade cultural e o resgate da dignidade humana impactada pela pobreza.

“A melhor coisa que se pode fazer pelo próximo não é apenas dividir com ele suas riquezas, mas revelar-lhe as dele mesmo.”
Benjamin Disraeli (escritor e primeiro-ministro do Reino Unido em 1868 e entre 1874 e 1880)

Empatia e respeito ao outro
Empreendedorismo e resiliência
Respeito à diversidade humana e cultural
Ética e transparência

É rápido
Instituto Beraca