só 8 segundinhos...

O que fazemos

Aproximamos realidades locais e oportunidades

Responsabilidade Social

Construímos nossos projetos sociais a partir das necessidades de cada organização, e estabelecemos uma estratégia voltada para resultados sustentáveis de impacto e transformação social, com cronogramas e custos, e com o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação. Acreditamos que, como qualquer investimento, devemos identificar riscos nos processos e aferir os resultados alcançados em projetos de cunho social, de forma que a preocupação com planejamento, monitoramento e avaliação das atividades desempenhadas seja constante.


Publicações & Advocay
Publicações & Advocay
Por entendermos que a atuação do Instituto Beraca ocorre num âmbito de inovação no que diz respeito ao desenvolvimento comunitários no contexto do fornecimento de produtos florestais não madeireiros essenciais para o uso sustentável de diversos biomas brasileiros, acreditamos que a divulgação do nosso trabalho, tanto as metodologias que aplicamos quando os erros e acertos (cases), é de relevância para o avanço da nossa missão. A participação em eventos setoriais e governamentais ocorre no mesmo sentido.
Responsabilidade Social Corporativa
Responsabilidade Social Corporativa
Diversos investidores e doadores do Instituto Beraca são empresas que querem investir melhor seus recursos e obter resultados de impacto socioambiental significativos. O trabalho inovador da Beraca com comunidades tradicionais na área de geração de renda sempre chamou a atenção de empresas dentro e fora do universo dos cosméticos. Assim, o Instituto Beraca atua junto a empresas que querem desenvolver o potencial de fornecimento de produtos florestais não madeireiros (e outros) nos moldes que a Beraca faz com seus fornecedores. Em algumas instâncias, a Beraca pode utilizar o seu poder de compra para qualificar e avançar projetos de geração de renda em comunidades.
Acesso e Repartição de Benefícios
Acesso e Repartição de Benefícios
O acesso ao patrimônio genético, conhecimento tradicional associado e repartição de benefícios é regulado por lei internacional e nacional. O Instituto Beraca orienta os interessados em entrar em concordância com os requerimentos da lei. Além disso, o Instituto Beraca mantém um banco de projetos elaborados a partir de planejamento participativo em diversos territórios (e pode realizar esse tipo de planejamento para outros territórios), para que o recurso de Repartição de Benefícios seja investido da forma mais pertinente para as comunidades e, portanto, atingir seu impacto socioambiental desejado.